1 de noviembre de 2011

Desing em Comunicação

Escrito por Vinícius Machado (Brasil)

Mundo tem passado por transformações cada vez mais constantes, o dinamismo das mudanças a facilidade do acesso à informação se traduz em pressão ao panorama econômico. A tecnologia e novas formas de administração têm cada vez mais buscando inovações que facilite o crescimento empresarial.

A concorrência se tornou intensa e muitas vezes teoricamente impossível. A modernidade transformou um cenário global, pequenas empresas indiretamente acabam por ter que competir com grandes multinacionais.

O consumidor se depara com variadas opções e características, que na maioria das vezes esta vinculada a tendências, o que faz o consumo ser temporal. Para que uma empresa se destaque deve ir além das expectativas dos consumidores surpreendendo-o. Transformar produtos e serviços em inovações e objetos de desejo é a função do Design em Comunicação. Sua aplicação coerente facilita o desenvolvimento da empresa, gerando resultados facilmente visíveis.

Essa nova aplicação do Design em Comunicação gera uma dinamicidade no setor econômico e pessoal das empresas que buscam essa ferramenta, pois facilita resolução de problemas de forma criativa e centrada no consumidor.

Nos meios audiovisuais no Brasil hoje boa parte das empresas se encontra em um comodismo comunicacional, onde quanto mais fácil o meio de divulgação, mais utilizado se torna. Muitos buscam um meio cada vez mais cômodo, que não requeira um conceito pré-estabelecido da imagem da empresa, o que acaba por ocasionar uma publicidade sem foco, sem resultados.

Nessa sociedade cada vez mais concorrida, os meios tradicionais como flyers, cartões e folders precisam de diferenciais que os destaquem. A comunicação está cada vez mais alternativa e é necessário explora-los da melhor forma. Com o comodismo e excesso de trabalho dos consumidores, é preciso buscar soluções efetivas para atraí-los.

O avanço tecnológico, a concorrência entre o computador e as telecomunicações, a integração de serviços como dados, voz e imagens e a fácil acessibilidade, possibilitou uma maior democratização das informações e a facilitação da propagação do conceito de uma empresa que se bem utilizado só tem a valorizar sua imagem institucional.

A televisão e a Internet nem sempre possuem a riqueza de significação existente em outros meios devido à rapidez de suas produções, sem o conceito se torna apenas uma mídia mais “fria” que acaba distanciando o consumidor. Deve-se ao fato de uma banalização da imagem da empresa por ser gerada sem estratégia e em menor tempo. Assim, suas produções podem se tornar superficiais e pouco eficazes, pois não falam diretamente com o consumidor, se perdendo entre tantas outras.

A Design em Comunicação é eficaz por ser multidisciplinar, está focada no resultado, sendo o consumidor seu alvo principal. Dessa maneira, sua função é elaborar uma estratégia, pesquisar o meio em que esta inserida e só então dar forma aos signos lingüísticos auditivos e/ou escritos e combiná-los com os signos gráficos, experimentando composições, em uma busca que melhor expresse o conteúdo, visando sempre à transmissão da mensagem. De maneira que, comunicar visualmente implica em falar diretamente e com clareza a linguagem e desejos do consumidor.

Design em comunicação se relaciona não apenas com criatividade, mas também com a técnica, a tecnologia, com o significado e a linguagem. Não é só estética, emoção e ilustração. Estes são apenas elementos. Está ligado a ideia, forma, arranjo e soluções. Realizando a identificação, informação, instrução, apresentação e promoção. Tudo em função da mensagem a ser transmitida. Dessa necessidade de transformar para transmitir a mensagem, agrega em seus arranjos gráficos, valores simbólicos referenciando-se na cultura. O nosso papel é infiltrar-se na linguagem do espectador para transmitir e resgatar sentimentos através de sua própria cultura. Essa comunicação só se torna possível, porque o design reúne essas linguagens, independente do espaço ou tempo que estão inseridas.

Dessa forma, qualquer criação gráfica deve procurar a comunicação e entendimento com o receptor.

Essas questões devem-se ao fato de que o design não é uma atividade técnica que se restringe a uma linguagem pré-determinada, mas sim porque é capaz de imaginar soluções de uma forma lógica e criativa. De forma que nos leva entender que o resultado final teve uma elaboração amarrada a todo o conceito e processo.

A importância de um projeto de comunicação estratégica não esta na quantidade nem forma de distribuição, e sim na atenção e influência que exerce no receptor quando a recebe e absorve a mensagem.

Redação: Priscila Carvalho – Desing

Colaboração: Vinícius Miranda - Publicitário

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